top of page

Turminha do HBPAX

Conheça os personagens que representam o HBPAX e que juntos vivem as mais incríveis aventuras para construir a CULTURA DA PAZ em seus mundos.
A Turminha é composta por 4 personagens: o menino João, a menina Helena, o menino Ismael e o Professor Cícero. Juntos eles representam a multiplicidade e a beleza humanas. Cada um deles carrega as características que compõem um quadro humano que representa as situações e detalhes que encontramos em nossas vidas. Eles são amigos desde o nascimento e são vizinhos no Bairro Boa Vista em Mossoró/RN e dividem as aventuras e alegrias de cada dia em uma incrível jornada pelo conhecimento, pelas emoções e pelo aprendizado. Juntos trazem todas as características que encontramos em nossas vidas e nas pessoas que nos cercam. As crianças são verdadeiras representantes de todas as outras crianças do mundo.

A primeira criança da Turminha é o menino João. João é uma força da natureza, vívido, alegre e inteligente. Na turma é conhecido como "o Arauto" porque está sempre divulgando as suas ideias e as ideias da Turminha, chegando ao ponto de andar com um megafone de papel para divulgar suas ideias pelo bairro. Sempre atento e colaborativo, é um menino negro e orgulhoso deste fato, sempre consciente de seus valores e do grande valor da Cultura Negra que tanto gosta de divulgar. Alegre, prestativo e sensível, certamente possui um grande futuro pela frente em que haverá de se destacar por suas ricas características pessoais.

A Turminha tem ainda a menina Helena. representante das magníficas mulheres de nossa vida. Helena é uma idealista e uma menina consciente e combatente em prol das causas que a tornam uma verdadeira representante daqueles que possuem força, virtude e valor. Ativista das causas humanitárias, do meio ambiente e dos animais. Possui um animalzinho de estimação - um hamster chamado Pringels. Helena tem muitos talentos. Gosta de pintar e tocar violão. Assim como as outras crianças, está na faixa dos 9 aos 12 anos de idade e é uma força vívida e incrivelmente apaixonante em sua alegria e multiplicidade.

O terceiro menino é Ismael que é conhecido como o "Arqueiro-Menino" porque sempre traz consigo um arco e flechas de brinquedo e sempre brinca de dispará-las em direção às portas das casas do bairro, sempre trazendo enroladas em suas flechas  pequenos papéis onde escreve mensagens de otimismo e pequenas poesias que os membros da Turminha gostam de criar. Outra característica física de Ismael é o fato de ele ter uma prótese na perna direita - fruto de uma má formação congênita. Ismael aprendeu com João e seus pais a extrema importância de ter orgulho e consciência de que sua prótese não é símbolo de nenhuma incapacidade que o torna inferior aos outros meninos. Ismael aprendeu desde cedo que apenas tem uma deficiência física, como qualquer pessoa possui seus problemas de saúde. Ismael aprendeu desde sempre a se portar de maneira digna e inteligente diante das adversidades que surgem quando sofre algum tipo de tentativa de preconceitos - como no caso do bullying - por exemplo. Ismael é, como as outras crianças, um exemplo vivo de valor e virtude. Uma criança linda e apaixonante - idealista, pacífico e dono de um grande coração.

Por fim para compor a Turminha temos o Professor Cícero. Cícero é um professor de matemática e física que mora no mesmo bairro das crianças e as conhece desde o nascimento. O Professor Cícero sempre usou seus conhecimentos para estimular nas crianças o gosto pelo estudo, pelo conhecimento e pela dedicação. É um homem doce e sábio que ama aquelas crianças. Cícero é um pacifista nato e junto com as crianças criou o HBPAX como forma de divulgar e estimular nas famílias do bairro e da escola a CULTURA DA PAZ. Cícero possui muitos talentos - gosta de poesia, música e é um estudante eterno, sendo sempre visto com seus livros, estudos e experiências nas mãos. Se diverte com as crianças criando jogos e brincadeiras, além de pequenos e constantes desafios de conhecimento para as crianças. Um dos muitos passatempos de Cícero são as dobraduras de papel japonesas conhecidas como Origami - que é uma técnica milenar que tem forte relação com a CULTURA DA PAZ. Cícero sempre anda com um prisma de vidro que ele gosta de colocar ao sol para criar o efeito da decomposição da luz do sol nas sete cores do arco-íris, criando um belo efeito colorido que o Professor usa para mostrar o quanto o conhecimento e a ciência podem ser belos e apaixonantes.

Conheça e acompanhe as aventuras da Turminha do HBPAX e conheça como este movimento de divulgação da CULTURA DA PAZ pode ser belo e atrativo.

​

Cícero é conhecido por todos como "O Cicerone" por causa de sua notória capacidade e delicadeza no ato de receber e ciceronear pessoas onde quer que esteja. Ele diz que se orgulha de ter participado junto com as crianças da criação do HBPAX porque este é um movimento que tem tudo a ver com o ato de receber os convidados de forma alegre e afetuosa. Ser o Cicerone destes convidados é, para Cícero, antes de tudo uma grande honra e alegria, além do que o ato de bem receber está no âmago da filosofia HBPAX.


Conhecer a si mesmo, criar suas bandeiras e hinos é uma bela e alegre aventura e proporciona aos seus participantes a doce experiência do autoconhecimento.

Cícero costuma ensinar que antes de sairmos às ruas empunhando bandeiras de qualquer tipo e cantando hinos coletivos, é preferível criar em nossas casas os Hinos e Bandeiras Familiares como um modo de exercitar o autoconhecimento, criar a consciência plena de si mesmos e nos preparar para só então convivermos em comunidade.

Os Hinos e Bandeiras são para a Turminha do HBPAX os elementos e símbolos maiores da capacidade humana de evoluir e de ter consciência deste fato.

Cícero e as crianças dizem sonhar com um mundinho belo renascido das cinzas deste mundo atual cheio de dor e lamento. Eles sabem que quando as famílias do bairro criarem para si suas Bandeiras e Hinos estarão modelando as estruturas de um novo mundo e assim aprendem elas mesmas a serem melhores cicerones, abrindo com segurança e felicidade suas casas para receber as outras famílias do bairro.

A Turminha do HBPAX sonha que começando dentro de suas próprias famílias, a PAZ segue para a sua rua, para seu bairro, para a cidade, para o país e para o mundo.

O HBPAX é um movimento amplo, simples, atrativo, meigo e amoroso. Sonha em construir as bases simples para um mundinho belo em que todos colaboram para o desenvolvimento da CULTURA DA PAZ.

bottom of page