O Cicerone
-
O HBPAX é um movimento que estimula a CULTURA DA PAZ e por causa desta missão, se coloca como uma ação que redunda em PARTILHA.
-
Existe um caminho de desenvolvimento do HBPAX: começa nas mãos das crianças dentro do ambiente da família, daí segue para as escolas, chega nos esportes e nas torcidas organizadas, daí desembarca nas artes e, por fim, chega em qualquer agremiação humana - como nas empresas.
-
Este caminho virtuoso do HBPAX começando nas famílias e seguindo para os outros elementos da sociedade mostra como se dá a PARTILHA que se quer desenvolver.
-
Perceba que estimulamos fortemente que antes de as pessoas e as famílias saírem às ruas apaixonadamente empunhando Bandeiras e cantando Hinos de qualquer natureza, convidamos que as pessoas criem seus Hinos e Bandeiras Familiares como um meio de exercitar os dons que só a PAZ e a docilidade podem estimular.
-
Criar as Bandeiras e os Hinos junto com suas famílias - suas crianças - é um meio de exercitar os mais nobres ideais de docilidade e partilha.
-
Afinal de contas, quais outros sentimentos poderiam surgir no momento de se unir a família em torno do ato de criar seus novos símbolos Familiares: suas Bandeiras e Hinos?
-
Se uma primeira família cria com docilidade, beleza e simplicidade suas Bandeiras e Hinos, o momento seguinte ao ato da criação seria exatamente o uso dos mesmos.
-
Espalhar a Bandeira da Família pela casa, nos porta-retratos, nas salas e quartos e nas telas dos celulares e em todos os lugares em que se pode colocar uma representação gráfica do amor em família: a sua Bandeira Familiar.
-
O passo seguinte é espalhar o Hino familiar pela casa, colocando a letra impressa em papel para os familiares conhecerem e aprenderem a cantá-lo a plenos pulmões. Imagine como será a lembrança na mente de pais e filhos do ato de cantar, a plenos pulmões e docilidade, o Hino Familiar antes das crianças dormirem. Daí para contratar um poeta ou músico para compor este hino é um pulo.
-
Ora, depois que uma família tem seus símbolos e os usa de forma alegre e plena, o passo seguinte é PARTILHAR os mesmos. Primeiro, repassando estes símbolos para os outros familiares - primos, irmãos, avós, etc.
-
Depois de PARTILHAR dentro da mesma família o passo seguinte e natural é que a PARTILHA se estenda de outras formas.
-
Se uma família sabe que a família que mora ao lado tem também seus símbolos Familiares, o natural é que a primeira família convide a segunda para conhecer mutuamente seus símbolos. Uma família com seu orgulho e alegria, com sua história e seus símbolos vai abrir sua casa para receber a família da casa vizinha para lhes mostrar suas Bandeiras e Hinos.
-
Veja que oportunidade única: a CULTURA DA PAZ cria, assim, a possibilidade de uma residência abrir suas portas para receber seus vizinhos para poder, com orgulho e alegria, lhes apresentar suas Bandeiras e Hinos Familiares. Isso sim é PARTILHAR. Partilhar o que há de mais puro, simples e significativo: a própria essência de cada família.
-
Aqui, quando uma residência abre suas portas para o vizinho para lhes apresentar seus símbolos familiares, é claro que neste momento ao receber seus convidados as pessoas da primeira residência estão se comportando como CICERONES.
-
CICERONE é aquele que recebe, dá as boas vindas e indica os lugares de cada visitante no ambiente em que serão recepcionados.
-
Assim, é natural imaginar e perceber que embutido no simples ato de criar uma Bandeira e um Hino Familiar por uma criança e seus pais, está se abrindo a possibilidade - como vimos acima - da PARTILHA e os familiares começam a esboçar o comportamento de um CICERONE.
-
Daí a importância do CICERONE dentro do HBPAX que nasce nas mãos das crianças, segue para os corações da família e depois chega à PARTILHA com os vizinhos.
-
E, por extrapolação do sistema, de um vizinho para outro vizinho, a PARTILHA se perpetua de forma virtuosa e contínua por todos os outros vizinhos. Com a força daquilo que só a CULTURA DA PAZ pode proporcionar aos corações humanos - haverá um crescimento exponencial das interações e relações entre as famílias e a partir destas para chegar de forma plena na própria sociedade.
-
Precisaremos de um CICERONE em cada família, em cada escola, em cada equipe esportiva, em cada cidade, estado e país.
O Cicerone
Cicerone é aquele que recebe os convidados que vão chegar para visitar as famílias, as escolas, as equipes esportivas, as empresas, as cidades, estados e países. O motivo da visita será conhecer os Hinos e Bandeiras de cada Cicerone e de cada lugar. Ciceronear é PARTILHAR.